Noticias de ultima
  • 12.00 WorldMatch apresenta Banana King Max: o lendário slot retorna com um toque moderno
  • 12.00 Sinta a emoção da meia-noite com Vampire Dice, o novo jogo da Amusnet
  • 12.00 Comissão da Câmara vota urgência para projeto que eleva taxação das bets
  • 12.00 "Trazer o jogo para a luz da lei já foi um avanço", diz senador Irajá
  • 12.00 Sportradar obtém licença de jogo nos Emirados Árabes Unidos concedida pela GCGRA
  • 12.00 CT Interactive amplia sua presença no mercado peruano com o lançamento exclusivo de novos jogos na Olimpo Bet
  • 12.00 Audiência debate repasse a atletas de parte da receita de apostas esportivas
  • 12.00 Aristocrat apresentou inovações de jogo prontas para 2026 e sua estratégia omnicanal na G2E
  • 12.00 InOut Games junta-se à Timeless Tech: inovação em crash games com apelo global
  • 12.00 Projeto quer barrar acesso a bets para beneficiários do "Bolsa Família" paulista
Microfono

Interviews

Oportunidade histórica para a indústria de jogos no México

Friday 22 August 2025 / 12:00

Exclusivo SoloAzar

2 minutos de lectura

Na véspera de uma nova edição da GAT Expo, Miguel Ángel Ochoa Sánchez, presidente da AIEJA, reflete nesta coluna exclusiva para a SoloAzar sobre o impulso histórico da presidente do México, Claudia Sheinbaum, para renovar a lei do jogo no país. Além disso, destaca o papel fundamental do Ministério do Interior, chefiado por Rosa Icela Rodríguez, na construção de uma iniciativa legislativa em colaboração com a indústria.

Oportunidade histórica para a indústria de jogos no México

Pelo segundo ano consecutivo, o México sediará a GAT Expo, de 26 a 28 de agosto, um evento de grande importância para a nossa indústria e seu futuro imediato. Além dos múltiplos temas que serão debatidos ao longo desses dias e da aguardada exposição das empresas do setor, este encontro oferece um excelente cenário para reunir toda a guilda e, ao mesmo tempo, mostrar às autoridades e ao público em geral a quão dinâmica, inovadora e profissional é a nossa indústria.

O mercado de jogos no México está em um período que eu descreveria como de transição. Quase 80 anos após a promulgação da lei que rege nosso setor, estamos diante de uma oportunidade histórica que pode representar um salto substancial rumo à modernização do marco legal. Essa mudança abriria novos horizontes para que o mercado mexicano de jogos se tornasse finalmente um dos mais atraentes no cenário continental e internacional, ocupando o lugar que merece.

Desde sua criação, a AIEJA e seus associados têm dedicado esforços para fornecer insumos ao Executivo Federal e aos legisladores, visando contribuir com essa tão esperada atualização legal. Mais de uma dúzia de iniciativas foram desenvolvidas al longo dos anos, mas, infelizmente, nenhuma prosperou. Assim, sob a regulamentação de 2004, que deu um novo fôlego ao setor, a indústria vem amadurecendo, adotando práticas internacionais reconhecidas e cumprindo as normas vigentes.  

Em dezembro de 2024, alguns meses após a mudança formal de governo, a presidente Sheinbaum anunciou publicamente que o México necessitava de uma nova lei de jogos e designou a secretária do Interior, Rosa Icela Rodríguez, como responsável por liderar esse esforço. Ao longo do primeiro trimestre de 2025, representantes do setor e autoridades trabalharam em uma agenda conjunta, com o objetivo de fornecer subsídios para um projeto de lei a ser elaborado pelo Poder Executivo e posteriormente encaminhado ao Legislativo. É importante ressaltar que esta é a primeira vez que o governo demonstra uma verdadeira vontade política de enfrentar um tema tantas vezes adiado.

Enquanto escrevo, a iniciativa, cuja versão final ainda não conhecemos, parece estar pronta. Porém, nem tudo depende da boa vontade. O cenário político nacional, sempre dinâmico, também impõe o seu ritmo. Ainda assim, a expectativa de que a proposta seja analisada pelo Legislativo já na primeira sessão do próximo ano segue mais viva do que nunca.

O interesse pelo mercado mexicano de jogos, em especial pelo iGaming, é enorme. Dezenas de investidores, operadores e fornecedores aguardam ansiosamente a definição do novo marco regulatório para apostar no nosso país. As autoridades estão diante de uma grande oportunidade: a de oferecer uma lei inspirada nas melhores práticas internacionais, evitando repetir erros que se mostraram prejudiciais em outros mercados. Um dos riscos é o excesso de regulamentação que, em vez de fortalecer a supervisão, pode estimular a migração para o jogo ilegal e clandestino. O México tem a chance de se tornar referência mundial em regulamentação. O tempo dirá se conseguiremos aproveitar este momento ou se continuaremos apenas observando nossos países vizinhos avançarem, explorando o potencial de um setor ainda injustamente estigmatizado.

Enquanto isso, a AIEJA promove a realização da GAT Expo CDMX 2025, organizada por nossos colegas colombianos, que ocorrerá de 26 a 28 de agosto em nossa capital. Estamos confiantes de que sua atuação contribuirá para o reconhecimento de um setor econômico próspero, impulsionado pela criatividade e pela inovação tecnológica.

 

*Dr. Miguel Ángel Ochoa Sánchez é presidente da Associação Mexicana de Licenciados, Operadores e Fornecedores do Setor de Entretenimento e Jogos no México (AIEJA). Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), também concluiu o Mestrado em Direito Empresarial na Universidade Panamericana, instituição onde se formou em Direito, com especialização em Direito Tributário e Filosofia Social e Política.

Categories: Analysis

Tags: GAT EXPO Gaming & Technology,

Region: Europa

Sign Up

To subscribe to our newsletter, please fill in your details

Receive all the latest content in your email several times a month.